Autismo: a trajetória de uma mãe

O autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição que pode causar “déficit na comunicação social ou interação social” como descrito no  Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5.

Uma das preocupações dos pais é como saber se uma criança é autista. O TEA pode ser diagnosticado desde muito cedo. Para se ter ideia, é possível notar sintomas de autismo em bebê.

Antes de ser algo para desesperar os pais, uma criança autista tem um sem número de possibilidades de crescer e se desenvolver de maneira saudável. 

Em razão do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Espaço Cuidar chamou uma convidada super especial para a Live Cuidar Edição Autismo.

Adriana Morgado é professora de matemática na Escola Estadual Bráulio Franco, em Muniz Freire, e tem previsão de começar a lecionar na educação especial em breve. Adriana é mãe de dois filhos, o Lucas, 9 anos, e o Felipe, 5 anos, que é diagnosticado com o transtorno do espectro autista.

Como você descobriu que o seu filho era autista?

O Felipe foi uma criança muito quietinha e meu parâmetro era meu outro filho mais velho, mais animado, bagunceiro. E no começo eu achava, “nossa que bom que ele fica lá quietinho vendo televisão”, mas hoje eu vejo como foi desperdiçado esse tempo lá.

Ele era uma criança quietinha e o pai dele até brincava falando que ele tinha puxado o pai. Mesmo sendo uma pessoa mais esclarecida eu não percebi. Só quando foi passando um pouco do tempo, um ano e pouco, um ano e dois meses, então eu percebi que em certos momentos quando eu chamava o nome dele, ele não atendia.

Ele gostava muito de ver desenhos e eu chamava ele, ele não olhava e aquilo me incomodava. Foi passando o tempo, um ano e seis meses, e eu falei “vou fazer um teste agora”: peguei uma colher e uma panela e comecei a bater atrás dele para ver se ele olhava para mim e ele não olhava.

Então, um dos pontos principais foi pensar na audição, que ele tinha algum problema de audição. Mas eu também percebi que ele tinha um atraso de fala e fui pesquisa mais na internet. Quando você busca na internet por “atraso de fala” ou “parece que não ouve” você vê autismo como resultado de busca…

ACOMPANHE A EXPERIÊNCIA COMPLETA DA ADRIANA COMPARTILHADA NA LIVE CUIDAR ESPECIAL AUTISMO – TRAJETÓRIA DE UMA MÃE

Fonte: https://autismoerealidade.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *